Tipografia, Lettering e Caligrafia: Qual a diferença?

Qual a diferença entre: caligrafia, lettering e tipografia

Tipografia, Lettering e Caligrafia: Você sabe qual a diferença?

Tipografia

A tipografia (do gregos typos “forma” e graphein “escrita”) nasce da antiga arte de arranjar os tipos para impressão. Esse trabalho envolve a seleção de tipos já existentes para criar novos designs. O arranjo de tipos envolve a seleção de fontes, tamanhos e diversas técnicas de espaçamento (kerningleadingtracking).

A tipografia é mais conhecida atualmente como o processo de diagramação de textos para livros, jornais, revistas, panfletos, etc. Seu objetivo principal é criar forma e estrutura para toda comunicação escrita.

Lettering

O lettering é a arte de desenhar letras criadas para um trabalho específico utilizando formas compostas para formação das letras. Pode ser feito tanto de forma tradicional como digital, se desprendendo de limitações e oferecendo a liberdade de criar sem a necessidade de seguir um modelo de escrita.

Um lettering pode imitar a caligrafia, mas por ser feito à partir do desenho de formas compostas, não será uma caligrafia.

O lettering é usado para criação de logotipos, pinturas de sinalização, posteres, frases para camisetas e uma infinidade de outros trabalhos.

Caligrafia

Já a caligrafia (do grego kalli “beleza” e graphẽ “escrita”) é a arte da escrita. Envolve o estudo das letras e de sua execução em um formato e ordem definidos segundo modelos caligráficos. A caligrafia requer bastante treino e seu resultado depende da habilidade técnica do calígrafo e dos instrumentos utilizados em seu trabalho.

A caligrafia pode ser transformada em um lettering, se manipulada posteriormente à mão ou no computador.

A caligrafia é muito utilizada para criação de convites, logotipos, documentos, mapas e em outros trabalhos envolvendo a escrita.

Conheça o Portfólio e Renata Chabetai

caligrafia - lettering - tipografia

Saiba Mais sobre sobre caligrafia, lettering e tipografia

Deixe um comentário